sábado, 24 de agosto de 2019

MANTRAS E YANTRAS



ÍNDICE

1 - Mantra
2 - Yantra
3 - Mandala





1 - MANTRAS

CONCEITO:

Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavancaé uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.
Os mantras são entoados como orações, repetidos como as do cristianismo. Contudo, diferentemente do cristianismo, não constituem propriamente um diálogo com Deus. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês. John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.

EXPLICAÇÃO SOBRE OS MANTRAS

Os mantras em geral são muito curtos, um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem consistir numa extensa combinação de sílabas aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons-semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o m ou n, constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que diz-se contém a chave do universo. OM corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva.

Os mantras são compostos de diferentes formas, eles podem ser o produto de uma inspiração comunicada diretamente pelo Cosmos ou podem resultar também de uma meditação, e nesse caso, ser uma emanação do espírito inconsciente de um iogue. Alguns são recolhidos diretamente no akasha, o éter cósmico ou memória universal, por adeptos de altíssimo grau, outros mantras são obras de poetas, cantores ou de místicos. Muitos mantras, considerados dentre os mais eficazes, foram compostos através de um dos vários métodos usados para reduzir a uma curta fórmula hermética toda uma obra importante, este procedimento é, às vezes, utilizado em proporções inimagináveis, é desta forma por exemplo, que um livro sagrado contendo milhares e milhares de versos podem ser resumido num só capítulo. Este capítulo pode, em seguida, ser reduzido a um só parágrafo, depois a um verso e, finalmente, a uma única sílaba . Esta sílaba última tem um poder tão grande que de forma análoga a um micro ponto da moderna computação, encerra a essência de todo o tratado. O domínio desse mantra conferirá imediatamente ao discípulo uma compreensão intuitiva do conjunto do texto.

Além de OM , existem outros mantras do tipo "som-semente", tais com krim, hrim, vam, gam, ram, shrim, yam, etc ..., cujas vibrações são inicialmente concentradas , e depois projetadas seja para o interior de si mesmo, seja para o exterior, na forma de invocações, ordens, bênçãos com o propósito de agir como instrumento de proteção, de poderes curativos e armas de defesa.

Os mantras "internos" são dirigidos para uma parte do corpo, tal como a cabeça, o espaço entre as sobrancelhas, o plexo solar ou os órgãos sexuais, onde produzem vibrações de energias precisas. Dessa forma, os mantras orientais dirigidos para o crânio provocam ressonância nos alvéolos do cérebro, criando um tipo de iluminação mística. Afirma-se mesmo, na mantra ioga, que certos mantras efetuam uma viagem circular no corpo humano, e que suas reverberações provocam o desaparecimento de tecidos usados e gastos, substituindo-os por tecidos novos. Os mantras podem ser dirigidos para uma parte específica do corpo que tenha necessidade de ser revigorada ou curada.

Acredita-se que existe um mantra para todos os estados e todas as doenças e melhor ainda, para todos os problemas, de qualquer natureza. Todos podem ser resolvidos com a entoação dos sons convenientes e apropriados, porque cada mantra é um som, e as vibrações sonoras constituem a própria base do universo. As doutrinas orientais atribuem enorme importância ao conhecimento e uso dos mantras.

É comum admitir que os efeitos de um mantra são reforçados com a repetição do mesmo : a entoação sem fim da fórmula aumenta o efeito de seus benefícios . O mantra age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado profundo. Sua constante repetição, sobretudo quando combinada com os pranayamas, ou técnicas respiratórias, contribui para suscitar um estado de transe e provocar uma iluminação mística. O mantra penetra nos reinos sobrenaturais, e de certa forma, compele os deuses a responder às preces que lhes são feitas. Se uma pessoa repete (com correção) cem mil vezes um certo mantra que objetiva poder , homens e mulheres lhe obedecerão implicitamente ; se essa pessoa o repete duzentas mil vezes , ela poderá dominar todos os fenômenos naturais ; com um milhão de vezes , conseguirá a faculdade de viajar através de todos o universo. Utilizam-se rosários especiais para controlar o número de repetições. São feitos geralmente de grãos secos, enfiados num cordão .

Por meio de um único mantra pronunciado em voz alta, ou murmurado, ou repetido mentalmente, pode obter aquilo que procura, pois todas as coisas são formas de manifestação do som. E o próprio Brahma é o Som do qual se nutre o universo. 
 
Fontehttp://www.magnifica.com.br/mantras/mantras.asp

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A ESTRUTURA FUNCIONAL DE UM MANTRA:
Segundo Swami Krishnapriyananda Saraswati Mantra Yoga é uma ciência exata. Um Mantra, na religião Hindu, possui as seguintes seis partes: ele possui um Rishi (um homem auto-realizado), para o qual foi revelado nos primeiros tempos e quem revelou este Mantra para o mundo. Ele é o Drashta, ou o profeta para este mantra. O sábio Viswamitra é o Rishi para Gayatri. 
Em segundo lugar, o Mantra possui uma métrica (Chandas), os quais governam a inflexão da voz. Em terceiro, o Mantra possui um Devata, ou ser sobrenatural, particular, mais alto ou mais baixo, que informa o seu poder. Este Devata é a deidade quem preside o Mantra.

Em quarto lugar, o Mantra tem uma semente ou Bija. Asemente é uma palavra importante, ou uma série de palavras, as quais concedem um poder especial para o Mantra. O Bija é a essência do Mantra. Em quinto lugar, todo Mantra possui sua Sakti. A Sakti é a energia da forma do Mantra, i.e., a forma de vibração que é ativada pelo som. Aquele que carrega o Devata é o adorador. Por último, o Mantra possui um Kilaka, suporte ou pino. O “pino
” do Chaitanya-Mantra está escondido no Mantra. Tão logo ele é removido, pelo constante e prolongada repetição do Nome, o Chaitanya que está escondido é revelado; o devoto adquire Darshana do Ishta Devata.

Som e Imagem
O sons são vibrações. Eles despertam formas definitivas. Cada som produz uma forma na palavra indivisível, e a combinação dos sons produzem figuras complexas. A repetição de um Mantra tem um misterioso poder de produzir a manifestação da Divindade, da mesma forma que a divisão do átomo evidencia a tremenda força latente nele. Quando um Mantra especialmente apropriado para um deus particular é corretamente recitado, as vibrações, assim configuradas, geram nos altos planos, uma forma especial, da qual esse deus instila-se na alma no ritmo do ser. A repetição do Panchakshara mantra – Om Namo Sivaya – gera a forma do Senhor Shiva. A repetição de Om Namo Narayanaya, o Ashtakshara Mantra de Vishnu, gera a forma de Vishnu.

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YANTRA

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O PODER DA IMAGEM
O que é um Yantra? YANTRA literalmente significa "apoio" e "instrumento". Um Yantra é um desenho geométrico atuando como uma ferramenta altamente eficiente para a contemplação, a concentração e a meditação. Yantras realizar significado espiritual: não existe um significado específico que se refere aos níveis mais elevados de consciência.
O Yantra fornece um ponto focal que é uma janela para o absoluto. Quando a mente está concentrada em um objeto único e simples (neste caso um Yantra), a vibração mental cessa. Eventualmente, o objeto é descartado quando a mente pode permanecer vazio e silencioso sem ajuda. Nas fases mais avançadas, é possível alcançar a união com Deus através da visualização geométrica de um Yantra.


O Yantra é como um retrato microcósmico do macrocosmo. É um ponto de foco e uma porta externa e interna. O Yantras são freqüentemente focadas em uma divindade específica, etc. sintonizando a Yantras diferentes que você pode tocar em certas divindades ou centros de força criativa do universo.
Yantras geralmente são projetados de modo que o olho é levada para o centro, e muitas vezes eles são simétricos. Elas podem ser desenhadas em papel, madeira, metal ou terra, ou eles podem ser tridimensional.
O Yantra mais famoso da Índia é o Sri Yantra, o Yantra de Tripura Sundari. É um símbolo de todo o cosmos, que serve para lembrar o médico da nondifference entre sujeito e objeto.

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Como funcionam os Yantras? 
Na base da operação Yantra é uma coisa chamada "forma de energia" ou "energia" forma. A idéia é que cada forma emite uma freqüência muito específicas e padrão de energia. Exemplos de idade acredita que em forma de energia são os Yantras e mandalas de filosofias orientais, a estrela de Davi, a estrela de cinco pontas (Pentágono), a cruz cristã, as pirâmides e assim por diante. Certos poderes 'são atribuídas a várias formas. Alguns têm o "mal" ou energias negativas e algumas "boas energias" ou positivo, mas em Yantra Yoga só as energias benéficas e harmonioso são utilizados. 


Quando um se concentra em um Yantra, sua mente é atomatically "sintonizado" por ressonância a energia em forma específica de que Yantra. O processo de ressonância é então mantida e ampliada. O Yantra atua apenas como um "sintonizar" mecanismo ou uma porta. A energia sutil não vêm do YANTRA si, mas do macrocosmo. 
Basicamente Yantras são chaves secretas para o estabelecimento de ressonância com as energias benéficas do macrocosmo. Muitas vezes o Yantras podem nos colocar em contato com energias extremamente elevadas e entidades, sendo de inestimável ajuda no caminho espiritual.

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Yantras são pouco conhecidos no Ocidente 
Neste momento, há pouco sabe sobre Yantras no mundo ocidental. Muitas pessoas consideram-nos apenas bonitas imagens e alguns artistas pretendem chamar "Yantras" de sua imaginação. Eles estão muito longe do verdadeiro significado e uso de Yantras. Primeiro de tudo, Yantras não pode simplesmente ser inventado da imaginação. Cada modo específico e emoção tem uma forma de energia associada e forma. Esta forma inequívoca determina a forma do YANTRA associado ao humor. O Yantras tradicionais foram descobertos através da revelação, pela clarividência, e não inventada. É preciso ser um verdadeiro mestre espiritual, um guru tântrico, para ser capaz de revelar uma YANTRA novo para o mundo. 


Pesquisar na Internet e as bibliotecas e você vai encontrar muito pouco conhecimento consistente sobre Yantras. Algumas pessoas Yantras colocado de cabeça para baixo, um monumento de sua ignorância. Você não pode colocar um Yantra de qualquer maneira que você queira. Qualquer um sabe que quando a cruz é mantida de cabeça para baixo, já não é um símbolo benéfico. Um yantra colocar de cabeça para baixo não é mais o mesmo yantra.

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Dissecando um Yantra 
O poder de Yantras para induzir a ressonância é baseado na forma específica de sua aparência. Um tal esquema pode ser composto de uma ou mais formas geométricas que se combinam em um modelo preciso de representação e transfiguração na sua essência, ao nível do universo físico, a esfera sutil da força correspondente a divindade invocada. Deste ponto de vista, podemos afirmar que as funções YANTRA semelhante a um mantra (palavra sagrada). Por ressonância, uma certa energia de MICROCOSM do praticante vibra na mesma sintonia com o presente energia correspondente infinito no macrocosmo, de energia, que é representado no plano físico do Yantra. O princípio da ressonância com qualquer divindade, a energia cósmica, aspecto, o fenômeno ou a energia deve a sua aplicabilidade universal para a perfeita correspondência existente entre o ser humano (visto como um microcosmo verdade) ea criação como um todo (macrocosmo). 
O Contorno Yantrico 
Cada Yantra é delimitado a partir do exterior por uma linha ou um grupo de linhas que fazem o seu perímetro. Estas linhas marginais têm a função de manter, conter e evitar a perda das forças mágicas representado pela estrutura central do Yantra, normalmente o ponto central. Eles também têm a função de aumentar a sua força mágica e sutil. O núcleo do Yantra é composto por um ou vários simples formas geométricas: pontos, linhas, triângulos, quadrados, círculos e flores de lótus que representa de forma diferente as energias sutis.

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A Ponto (bindu) 
Por exemplo, o ponto (bindu) significa a energia focalizada e sua concentração intensa. Pode ser evnisaged como uma espécie de depósito de energia que pode por sua vez, irradiam energia sob outras formas. O ponto geralmente é cercado por diferentes superfícies, quer um triângulo, um hexágono, um círculo etc Estas formas dependem da característica da divindade ou aspecto representado pelo Yantra. Na iconografia tântrica, o ponto é chamado bindu; no tantra bindu é simbolicamente considerado Shiva, a fonte de toda a criação. 

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O Triangulo (trikona) 
O triângulo (trikona) é o símbolo da Shakti, a energia feminina ou aspecto da Criação. O triângulo apontando para baixo representa a yoni, o órgão sexual feminino eo símbolo da fonte suprema do universo, e quando o triângulo está apontando para cima, significa aspiração espiritual intensa, a sublimação da própria natureza para os planos mais sutis e do elemento incêndio (AGNI tattva). O fogo está sempre orientada para cima, assim, a correlação com o triângulo para cima - Shiva Kona. Por outro lado, o triângulo apontando para baixo representa o elemento água, que tende sempre a voar e ocupar a posição mais baixa possível. Este triângulo é conhecido como Shakti Kona. A interseção de duas formas geométricas (linhas, triângulos, círculos, etc) representa as forças que estão ainda mais intensas do que aquelas geradas pelas formas simples. Essa interpenetração um indica um alto nível na interação dinâmica das energias correspondentes. Os espaços vazios gerados por tais combinações são descritas como muito eficiente campos operacionais das forças que emanam do ponto centeral do Yantra. É por isso que muitas vezes pode encontrar representações de mantras em tais espaços. YANTRA e mantra são aspectos complementares de Shiva e sua utilização em conjunto é muito mais eficiente que o uso de um só.

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A estrela de seis pontas (SHATKONA) 
Uma combinação típica freqüentemente encontrados na estrutura gráfica de um Yantra é a superposição de dois triângulos, um apontando para cima e para baixo, formando uma estrela com seis pontos (SHATKONA), também conhecido como Estrela de Davi. Esta forma simbolicamente representa a união de Purusha e Prakriti ou Shiva-Shakti, sem o qual não poderia haver Criação.  

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O Círculo (chakra) 
Outra forma geométrica simples, muitas vezes usado em Yantras é o círculo, que representa a rotação, um movimento intimamente ligado à forma de espiral que é fundamental na evolução Macrocósmico. Ao mesmo tempo, o círculo representa a perfeição eo vazio feliz criativo. Na série dos cinco elementos fundamentais que representa o ar (Vayu tattva). 

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O quadrado (BHUPURA) 
Entre os elemets simples geométricos que compõem Yantras há também a sqaure (BHUPURA). A praça é geralmente o limite exterior do YANTRA e simbolicamente, representa o elemento terra (Prithivi tattva). 
Cada YANTRA começa a partir do centro, muitas vezes marcado por um ponto central (bindu), e termina com o quadrado exterior. Isto representa o sentido da evolução universal, a partir do sutil e terminando com o Acre, a partir de "éter" e terminando com "terra". 
Mesmo resistente a maior parte das vezes Yantras são compostos por estas formas geométricas simples, por vezes, encontramos outros elementos, como pontas de flecha, tridentes, espadas, pontos incluídos no projeto de um YANTRA com a finalidade de representar vetores e direções de ação para o YANTRA energias.

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O Lótus (Padma) 
O símbolo de lótus (ou suas pétalas) é um símbolo da pureza e da variedade, cada pétala de lótus que representa um aspecto distinto. A inclusão de um lótus em um Yantra representa a liberdade de interferências múltiplas com a pureza (exterior) e expressa a força absoluta do Ser Supremo. 
Em conclusão, um yantra é um instrumento espiritual muito complexo na prática tântrica (sadhana). Ele pode acalmar e concentrar as atividades da mente, e por sua auto-sugestão positiva que tem um impacto benéfico sobre a saúde eo bem-estar psíquico da pessoa. 
Um yantra sozinha não representa nada. Só quando é despertada pela concentração mental e meditação o processo de ressonância aparecer e as energias benéficas macrocósmico se manifestarão no microcosmo praticante.

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Como usar Yantras 

Como mostramos anteriormente, a chave secreta para uso Yantras na meditação é a ressonância. O processo de ressonância é estabelecida pela concentração mental sobre a imagem do Yantra. Enquanto a mente está em sintonia com o modo específico associado a esse YANTRA, os fluxos de energia, mas quando a ressonância é interrompido, a energia desaparece.


Instruções para a meditação YANTRA: 

Yantra pendurar numa parede frente para o Norte ou Leste, colocando no centro da YANTRA ao nível dos seus olhos 
adotar a postura de favoritos ou, se você quiser, sentar em uma cadeira mantendo sua coluna reta 
respiração pelo nariz e pela boca, mas não força a todos, deixar apenas o fluxo de ar normalmente 
olhar para o centro do Yantra, tentando piscar como raramente possível, você não quer olhar para os detalhes particulares do Yantra, apenas manter o seu direito de vista no centro e observar a YANTRA toda de uma vez 
Este exercício deve durar pelo menos 15-30 minutos todos os dias, a experiência será indescritível 
no tempo, depois de pelo menos sete dias de meditação YANTRA você será capaz de bater na mesma energia yantric mesmo sem um Yantra (no início você pode fixar sua visão em um ponto exterior ou imaginário ou evocar a YANTRA com os olhos fechados) 
Não se esqueça de consagrar os frutos desta prática para com Deus (karma yoga), você não deve perseguir um objectivo ao fazer meditação Yantra, simplesmente deixá-lo gradualmente, orientá-lo para as energias sublimes do macrocosmo 
ao executar esta técnica, recomenda-se que manter um estado de aspiração e intenso desejo de experimentar as energias beatífica da consciência 
nas fases superior a YANTRA absorve a atenção total do médico, e ele já não pode dizer se o yantra é dentro de si mesmo ou se ele está dentro do Yantra, este é o estado de não dualidade.
Fonte:
http://sivasakti.com/articles/intro-yantra.html- Traduzido
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3 - MANDALAS

Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.





Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala
, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.

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